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Comerciantes mineiros esperam crescimento nas vendas de Natal, aponta Fecomércio MG

Mais da metade dos empresários (53,1%) está confiante de que o último trimestre do ano terá desempenho superior ao de 2023.
Comerciantes mineiros esperam crescimento nas vendas de Natal, aponta Fecomércio MG
Reprodução/Internet

Nesta quarta-feira (10), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) divulgou os resultados de sua pesquisa sobre as expectativas para o Natal de 2024. Segundo o levantamento, 49,1% dos comerciantes mineiros esperam que as vendas desta temporada superem as do ano anterior, enquanto 72,5% dos que acreditam em estabilidade esperam um resultado satisfatório. Apenas 20% dos entrevistados têm expectativas negativas.

A pesquisa, realizada entre os dias 14 e 26 de novembro pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, revelou que a data impactará 84,5% dos estabelecimentos comerciais do estado. Mais da metade dos empresários (53,1%) está confiante de que o último trimestre do ano terá desempenho superior ao de 2023.

Fatores que impulsionam o otimismo

O estudo destacou que a confiança dos empresários (40,7%), o valor afetivo do Natal (29,3%) e o aquecimento natural do comércio (26,3%) são os principais fatores para o otimismo. Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, ressalta a relevância da data para diversos setores. “O Natal é a data mais significativa para o varejo, impulsionando o comércio, serviços e até mesmo o turismo. Além do aspecto econômico, o período é marcado por um valor emocional que mobiliza os consumidores em busca de presentes e preparativos para as festas”, afirmou.

Estratégias e tendências de consumo

Para atrair clientes, 80% dos empresários planejam ações específicas, como propaganda (47%) e promoções (32,7%). Quanto ao comportamento do consumidor, 71% dos comerciantes acreditam que as compras serão realizadas mais próximas do Natal, com tíquete médio estimado entre R$ 100 e R$ 300 por cliente.

Entre os produtos mais procurados, alimentos lideram a lista (22,8%), seguidos por roupas (20,3%) e bebidas (14%). Nas vendas online, roupas, alimentos, calçados e bebidas são os itens mais vendidos, enquanto os meios de pagamento mais utilizados deverão ser cartão de crédito parcelado, crédito à vista, Pix, débito e carnê.

Preparativos e logística

No período da pesquisa, 46,5% dos comerciantes já estavam com os estoques prontos para o Natal, enquanto 36,3% aguardavam a chegada de mercadorias e 16,6% ainda não haviam feito pedidos.

Sobre a Fecomércio MG

A Fecomércio MG, que integra o Sistema Sesc e Senac em Minas Gerais, representa mais de 740 mil empresas do setor terciário no estado. Sob a presidência do empresário Nadim Donato, a entidade trabalha em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do comércio, serviços e turismo, fortalecendo o setor há 85 anos.

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Lorena Cordeiro

Lorena Cordeiro

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Repórter no Portal Bem Minas desde 2020 nas editorias Meio Ambiente, Mineração e Energias Renováveis.