Pesquisar

ICMS da Educação em MG é uma nova estupidez

Nessa quarta-feira, 27, a Ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, recebeu um grupo de prefeitos mineiros, com seus assessores e procuradores municipais, que a ela recorreram para que fosse levada ao pleno do STF a discussão da ação de inconstitucionalidade que ingressou naquela corte para sustar a execução de uma legislação federal mas regulamentada pelo Governo de Minas Gerais que distribui importante parcela dos recursos oriundos do ICMS sem equidade e justiça fiscal, para os municípios.

Trata-se de uma nefasta decisão, agravada pela regulamentação proposta pelo Governo de MG, que desequilibra o orçamento destinado ao custeio da educação pelos municípios, sobretudo os de maior população de crianças e jovens na idade escolar.

Parece que há, da parte das autoridades do Estado, um grande esforço para descaracterizar as demandas e as políticas públicas dos municípios, sempre na linha de que serviços e servidores públicos desapareçam em Minas Gerais.

O mesmo perfil de decisões vem sendo feito nas empresas estatais, Copasa e Cemig, em especial, que têm seus principais serviços diariamente piorados na sua qualidade, o que muito contribui para desgastar a imagem dessas empresas. Teme-se que essa opção seja um artifício para que demandas públicas passem a ser totalmente atendidas por empresas terceirizadas, dominadas por investidores privados.

Em Minas, esse esforço é incessante; piora-se tudo, para que os recursos do orçamento sejam destinados ao interesse privado, para aplica-los no estrito limite do que lhes convém.

Compartilhe nas suas redes sociais:

Luiz Tito

Luiz Tito

Luiz Tito trabalhou na equipe que colaborou na fundação no Jornal O Tempo, em 1996. Foi diretor da Sempre Editora, dona dos veículos O Tempo, Pampulha e Super, passando depois a responder pela vice-presidência da empresa. Afastou-se da Sempre Editora para ocupar a Diretoria Jurídica do Grupo Sada, de onde também se desligou, após mais de duas décadas de trabalho, vinculado ao citado Grupo. 

Mais artigos de Luiz Tito

Opinião

PSDB

Opinião

PSB em MG

Opinião

Será, meu Deus?