Compartilhe este conteúdo:

Operação Especial de Fiscalização vistoria barragens em Minas Gerais para prevenção de desastres

por

Operação Especial de Fiscalização vistoria barragens em Minas Gerais para prevenção de desastres

Entre os dias 7 e 11 de outubro, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) realizou a 8ª edição da Operação Especial Preventiva Integrada de Fiscalização de Barragens. O objetivo da ação foi promover vistorias em 23 barragens e suas respectivas zonas de autossalvamento, com foco na prevenção de desastres ambientais, especialmente com a aproximação do período chuvoso.

Dentre as estruturas fiscalizadas, 21 são barragens de rejeitos da mineração e da indústria, enquanto duas são de acumulação de água. As inspeções ocorreram em municípios como Barão de Cocais, Mariana, Itabirito, Conceição do Mato Dentro e Ouro Preto.

A operação integra a política de segurança de barragens do governo mineiro e visa garantir que as ações de segurança recomendadas pelos órgãos ambientais sejam cumpridas, evitando novos desastres como o de Brumadinho (2019). Além disso, as vistorias verificaram anomalias estruturais, zonas de autossalvamento e conferiram o cumprimento dos Planos de Ação de Emergência e de Contingência dos municípios.

As ações foram conduzidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com apoio de órgãos como a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMAmb), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) também esteve presente, representado por Lucas Marques Trindade, promotor de justiça da Coordenadoria Estadual de Meio Ambiente e Mineração. Trindade destacou a importância das fiscalizações para garantir a segurança da população e a proteção ambiental.

Os resultados parciais das inspeções em 21 barragens de rejeitos indicam que os responsáveis estão implementando medidas para o próximo período chuvoso. Em estruturas como Serra Azul e Campo Grande, que estão em processo de descaracterização, foram verificadas ações de segurança, auditorias e manutenção necessárias, conforme relatórios técnicos de 2024.

No entanto, uma das duas barragens de água inspecionadas apresentou falhas na entrega de documentos de segurança, como a Inspeção de Segurança Regular de 2023, o que resultou na lavratura de autos de infração.

O superintendente de Fiscalização da Semad, Gustavo Endrigo de Sá Fonseca, enfatizou a importância da integração entre os órgãos na operação. Segundo ele, a troca de experiências e a análise multidisciplinar são fundamentais para garantir a regularidade dos empreendimentos e identificar eventuais irregularidades ambientais.

A população também é incentivada a participar da proteção ambiental por meio de denúncias, que podem ser feitas pelos canais disponibilizados pelo Governo de Minas. As denúncias ajudam a monitorar e combater práticas irregulares nas barragens e demais empreendimentos.

Com: Semad 

+notícias

O juiz Leonardo Bolina Filgueira entendeu que, embora não haja violência por parte dos ocupantes, a presença policial intensiva representa constrangimento ilegal
A proposta, de autoria do vereador Vile Santos (PL), ainda precisa passar por uma segunda votação antes de seguir para sanção do Executivo
São 13 oportunidades disponíveis para profissionais que desejam atuar na atenção primária do SUS
A decisão veio diante da sobrecarga do sistema, especialmente nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Betim, que já haviam decretado emergência local
O movimento Legendários é conhecido por promover encontros voltados ao desenvolvimento pessoal de homens, com atividades em trilhas e montanhas
A iniciativa oferece a cerca de 60 mães empreendedoras a oportunidade de expor e comercializar seus produtos em espaços estruturados dentro dos shoppings
O que você achou deste conteúdo?

0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Coluna Luiz Tito
Governador é acusado de má gestão na saúde e de atitudes públicas que expõem Minas Gerais ao ridículo nacional
Governo Zema é criticado por priorizar reforma de telhados em hospitais enquanto faltam leitos, medicamentos e profissionais
Deputada critica a postura política do governador e do vice, e cobra responsabilidade fiscal com foco nos serviços públicos
Para a parlamentar, fala de Mateus Simões empobrece o debate e ignora o esforço do Governo Federal em apoiar Estados endividados
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x