Na última sexta-feira (27/9), a Semana Florestal 2024 foi encerrada com importantes entregas e acordos voltados para a preservação ambiental em Minas Gerais. O evento, realizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), ocorreu no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), celebrando tanto a conclusão da semana quanto os 30 anos da unidade de conservação.
Compromissos e ações ambientais
Durante a cerimônia, o governador Romeu Zema, em vídeo, enfatizou a importância do tema da Semana Florestal, “Urgência verde: construindo um futuro sustentável”. Zema mencionou o Tratado da Mata Atlântica, um acordo firmado por Minas Gerais e outros estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que prevê o plantio de 7 milhões de mudas até 2026. Até o momento, mais de 1 milhão de mudas foram plantadas em apenas oito meses, representando quase 20% da meta.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, reforçou a necessidade de ações sustentáveis, especialmente para apoiar produtores rurais e combater o desmatamento. Minas Gerais apresentou uma redução significativa na supressão ilegal de vegetação, com diminuição de 57% na Mata Atlântica e 13% no Cerrado. A secretária também destacou a importância da arborização em áreas urbanas para mitigar o impacto de ondas de calor.
Acordos de regularização ambiental e lançamento de manual de conservação
Durante a semana, o IEF promoveu atividades focadas na proteção da biodiversidade, regularização ambiental e ampliação da cobertura vegetal. Dois acordos foram assinados visando à regularização ambiental de propriedades rurais e recuperação de áreas degradadas. Um deles foi o Acordo de Cooperação Técnica entre o Serviço Florestal Brasileiro e o IEF, que define ações de monitoramento e apoio técnico. Outro destaque foi o Protocolo de Intenções para implementar o Código Florestal Brasileiro em Minas Gerais.
Também foi lançado o Manual de Criação de Unidades de Conservação (UCs), que consolida procedimentos para a criação de novas UCs, alinhados com diretrizes nacionais. Este documento visa orientar tecnicamente os servidores do IEF na expansão e proteção de áreas de conservação no estado.
Investimento em controle ambiental e sustentabilidade
Como parte do evento, foram entregues quatro veículos híbridos, adquiridos pelo Governo de Minas e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Os carros, que funcionarão com eletricidade ou etanol, serão usados pela fiscalização ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pela Polícia Militar do Meio Ambiente. O investimento total foi de R$ 730 mil, fruto de um acordo entre o Estado, MPMG, MPF e Vale S.A, para fortalecer o combate a práticas irregulares.
Ao longo do evento, também foi apresentado o Módulo de Declaração de Colheita Florestal e Produção de Carvão (DFC), parte do sistema MG Florestas, que promove a certificação eletrônica da cadeia produtiva do carvão e seus subprodutos. O encerramento da Semana Florestal foi simbolizado pela soltura de aves, reforçando o compromisso com a conservação da biodiversidade mineira.
Com: Agência Minas