Na corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte, o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) mantém a liderança, segundo nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18). O levantamento, realizado pela Quaest, mostra Tramonte com 28% das intenções de voto, um ponto percentual a mais do que na pesquisa anterior, realizada na semana passada. O atual prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), aparece em segundo lugar com 20%, tecnicamente empatado com o deputado Bruno Engler (PL), que conta com 18% da preferência do eleitorado.
Engler, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, oscilou 2 pontos para cima, enquanto Fuad manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior. Esse trio se destaca, formando o grupo principal de candidatos na disputa. Mais atrás, surgem a deputada federal Duda Salabert (PDT), com 10%, Rogério Correia (PT), com 5%, e Carlos Viana (Podemos), com 3%.
Confira os números:
Mauro Tramonte (Republicanos): 28%
Fuad Noman (PSD): 20%
Bruno Engler (PL): 18%
Duda Salabert (PDT): 10%
Rogerio Correia (PT): 5%
Carlos Viana (Podemos): 3%
Gabriel (MDB): 2%
Wanderson Rocha (PSTU): 0%
Indira Xavier (UP): 0%
Lourdes Francisco (PCO): 0%
Indecisos: 7%
A pesquisa também revelou o sentimento dos eleitores em relação à eleição: 29% expressam desânimo, 28% sentem esperança, e 12% relataram vergonha. Outras emoções, como otimismo e medo, também foram citadas por parcelas menores da população.
Cenários de segundo turno
Nos cenários de um eventual segundo turno, Tramonte aparece como favorito em todas as simulações. Contra Fuad Noman, ele venceria por 46% a 37%, e em uma disputa com Bruno Engler, o deputado do Republicanos teria 55% dos votos, contra 26% do adversário. Em outras combinações, Tramonte derrotaria Duda Salabert por 61% a 19%, Rogério Correia por 61% a 17%, e Carlos Viana por 56% a 15%.
A pesquisa entrevistou 1.002 eleitores de Belo Horizonte entre os dias 15 e 17 de setembro de 2023, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo MG-07539/2024.